Lar de Valongo sem Covid-19 entre os utentes
- Pedro Paupério
- 21 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Jornal Novo Regional nº63
ATUALIDADE |
“Não houve nesta instituição um único caso de infeção do vírus nos utentes” disse Albino Poças, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valongo.
O Lar Nossa Senhora da Conceição, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, superou as dificuldades da pandemia, tornando-se um caso de sucesso ao não possuir nenhum caso Covid 19 nos seus utentes. A funcionar desde dezembro de 1990, o Lar Nossa Senhora da Conceição contando atualmente com 69 utentes superou as dificuldades da pandemia, com o controlo rigoroso precoce e empenho dos funcionários. “Eu estou convencido que uma grande parte dos surtos que se verificaram no nosso pais foram motivadas precisamente por o pouco cuidado que houve nas visitas aos lares” – referiu ao JNR Albino Poças, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valongo.
No caso da Santa Casa de Valongo houve 4 funcionários que foram infetados, mas foi nos contactos externos e foram de imediato tomadas todas as medidas de isolamento com os resultados positivos referidos.
A Santa Casa da Misericórdia de Valongo conta nas suas instalações com um Lar, um Centro de Dia, um Centro de Acolhimento de crianças em risco (Mãe d’Água), Creche/Jardim de Infância e um ATL.
A antecipação nas medidas preventivas, como o encerramento da Creche, do Centro de Dia e das visitas aos utentes do lar, foi, segundo Albino Poças, a chave do sucesso para travar a propagação do vírus.
Rapidamente existiu uma alternativa para que as visitas fossem retomadas e fosse possível fazer uma visita normal sem contacto físico. Foi preparado um espaço onde os utentes e as visitas tinham contacto visual (através de um acrílico) e podiam conversar através de um equipamento áudio. Para mais tarde fica o importante toque. Mesmo com quase 100% dos utentes vacinados, o rigor mantem--se, apenas 3 utentes ainda não foram vacinados por razões de saúde, mas brevemente serão vacinados em espaço hospitalar. Os cuidados continuaram os mesmo para a futura reabertura da creche infantário e do centro de dia. As instalações da creche já estão a ser desinfetadas para a possível reabertura dentro de dias. “Importante para esta instituição continuam a ser as ajudas recebidas ao longo dos anos quer de materiais e produtos quer apenas de palavras de admiração e incentivo”, refere o provedor.
Comments