“Circuito de Contemplação” em Valongo
- Pedro Paupério
- 21 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Jornal Novo Regional nº63
DESTAQUE |
Três tronos e três baloiços instalados nas serras de Valongo
A Câmara Municipal de Valongo está a concluir a instalação dos equipamentos do Circuito de Contemplação nas serras que pertencem ao concelho de Valongo , que após o confinamento será oficialmente inaugurado.
Em entrevista ao JNR (ver vídeo em https://www.facebook.com/jornalnovo2/videos/149100137064157) o vereador com o pelouro do desporto, Paulo Esteves Ferreira, fala deste novo projeto da autarquia valonguense.
A aposta no desporto outdoor, e não só, no concelho e na serra de Valongo não é novidade, contando com bastantes elementos desportivos seguros, como o Centro de BTT, Centro de trail running, Trilhos equestres e a futura inauguração do centro de escalada, numa parceria com o Alto Relevo (inauguração a 13 de março).
“Mas a serra não é só para quem pratica desporto, é também para quem quer contemplar a Natureza” - refere Paulo Esteves Ferreira, explicando que surgiu assim o Circuito de Contemplação que tem como principais pontos o Baloiço do Monte Alto (Sanatório), o Baloiço Sta. Justa (Campo de Tiro),
o Trono do Miradouro (Miradouro de Sta. Justa), o Baloiço de Quinta Rei (Marco Geodésico), o Trono Vale da Tranquilidade (Vale da Tranquilidade) e o Trono de Pias (Alto de Pias). “Inicialmente o plano seria fazer seis baloiços, mas como a serra de Valongo possui muitos vestígios da presença Romana, surgiu a ideia dos tronos romanos gigantes”, refere o autarca.
Ao longo dos cerca de 32 quilómetros de circuito que unem os três baloiços e os três imponentes tronos romanos, estrategicamente colocados para os visitantes terem a possibilidade de descansar e apreciar a paisagem, com estacionamento automóvel perto de cada ponto, embora haja sempre necessidade de caminhar uma parte do percurso.
Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, também é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras.
Em dias de boa visibilidade, permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão. “Depois de atrair as pessoas a visitar as nossas serras, existe todo um conjunto de oferta no nosso concelho, para ser visitado” – acrescenta Paulo Esteves Ferreira. Estes novos equipamentos entram no contrato de manutenção dos trilhos já existente entre a Câmara e uma empresa. Diz Paulo Ferreira que “por vezes são detetados alguns problemas devido à rapidez de degradação natural e principalmente com o mau uso de mão humana, mas comunicamos sempre à empresa para que seja feita a reparação”.
留言