Desinformação Popular
- Pedro Paupério
- 9 de mar.
- 2 min de leitura
Há duas certezas na vida: a morte e a quantidade absurda de mitos que as pessoas insistem em acreditar. Sim, estou a falar daqueles clássicos que desafiam qualquer lógica, como a suposta pancadaria épica nos bastidores do Batatoon ou o José Figueiras no 11 de setembro. Vamos então esmiuçar alguns dos maiores tesouros da desinformação popular.
A grande conspiração da pasta dos dentes
Sabes aquelas risquinhas coloridas na parte de baixo da embalagem da pasta dos dentes? Pois bem, durante anos, a internet garantiu que eram códigos secretos: verde era pasta natural, azul tinha químicos, preto era veneno puro – basicamente, cada vez que usavas Colgate preta estavas a esfregar arsénio nos molares.
A realidade? São apenas marcas para as máquinas saberem onde cortar a embalagem. Mas não, é melhor confiar num post aleatório do Facebook do que na ciência.
A lendária pancadaria no Batatoon
Se cresceste nos anos 90, então ouviste esta história.
Supostamente, durante uma emissão do Batatoon, Hugo e João Pedro, os apresentadores mais enérgicos da televisão portuguesa, desataram ao murro e pontapé em direto. Alguns dizem que foi por causa de um desacordo sobre o guião, outros que Hugo se passou com um sketch ridículo do Batatinha. Facto: não há registos, imagens ou sequer um guaxinim que confirme o acontecimento.
Mas isso importa? Claro que não. Em Portugal, um mito bem contado vale mais do que qualquer verdade aborrecida.
José Figueiras e o 11 de setembro
Tornou-se um meme, mas existe quem acredite, que como em pleno ataque às Torres Gémeas, José Figueiras estava a apresentar um programa na SIC, o avião bateu e cortaram para as notícias, alguém decidiu que isto significava que ele tinha alguma coisa a ver com o atentado.
Porque, obviamente, a Al-Qaeda ia precisar da aprovação do homem que nos canta tirolês.
De facto, a única coisa que o Figueiras alguma vez destruiu foram tardes inteiras de televisão portuguesa com música pimba.
Comments