
Cientologia - Religião ou Culto?
- Pedro Paupério
- 3 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Para quem não conhece a cientologia é uma religião fundada por L. Ron Hubbard na década de 1950. Algumas das crenças centrais incluem a ideia de que os seres humanos são seres espirituais imortais chamados de "thetans", que passam por uma série de reencarnações.
A prática da cientologia visa ajudar os indivíduos a alcançar um estado de "clareza" e eventualmente uma condição superior chamada de "Operando Thetan", através de processos de auditoria e estudo da doutrina da religião.
"Dianética e a Cientologia" é um livro escrito pelo fundador, que descreve as suas ideias sobre a mente humana e a busca espiritual. No livro, Hubbard introduz o conceito de Dianética, um sistema destinado a melhorar a saúde mental e emocional das pessoas.
Ele explora temas como a mente reativa, traumas passados e como superar esses obstáculos para alcançar um estado de clareza.
Além disso, o livro aborda a evolução da Dianética para a cientologia e os princípios fundamentais dessa religião.
Tom Cruise, John Travolta, Kirstie Alley e Laura Prepon são algumas das pessoas conhecidas por serem membros proeminentes da religião e por terem sido vocalmente apoiadoras da cientologia em diferentes ocasiões.
"You don't get rich writing science fiction. If you want to get rich, you start a religion"
Essa frase é de L. Ron Hubbard, o fundador da cientologia.
É uma citação polêmica que sugere uma possível motivação financeira por trás da criação de uma religião.
Hubbard era um autor prolífico de ficção científica antes de fundar a cientologia.
Ele descobriu que o corpo tem "thetans" que causam emoções negativas, que podem ser lidas por um dispositivo eletronico chamado "e-meter" ou "eletropsicômetro", um medidor de resistência elétrica que é supostamente capaz de medir as variações elétricas na pele do indivíduo enquanto ele responde a perguntas ou pensa em certos tópicos.
Na prática da cientologia, os auditores usam o e-meter para ajudar a identificar e abordar áreas problemáticas na vida do indivíduo, conforme definido pela doutrina da religião. O e-meter é considerado uma ferramenta importante na prática da cientologia, embora sua eficácia científica seja altamente questionada por críticos e céticos.
Apesar do nome, a cientologia, está muito longe de qualquer tipo de ciência.
Excerto retirado do episódio de South Park
Onde se pode ser em letras grandes "THIS IS WHAT SCIENTOLOGISYS ACTUALLY BELIEVE" e ao que parece é mesmo o que esta religião acredita, mas na verdade grande parte dos cientologistas não sabe da história, porque escondem como se fosse um segredo, o que não faz qualquer sentido, uma vez que estão a tentar converter pessoas, mas escondem o que acreditam, que é o contrário de todas as outras Religiões, começando a ser muito mais semelhante a um Culto.
Segundo ex-elementos da religião,
Oferecem testes de personalidade, fazem perguntas e a resposta é quase sempre "a cientologia pode ajudar-te nisso" e pedem 240 dólares por um curso inicial.
O que é bastante estranho, pagar dinheiro para pertencer a uma religião, existe ainda o chamado "OT levels" como um sistema de ranking que determina quanto vais saber sobre a religião e adivinhem... é a pagar!
A informação que o episódio que o South Park está avaliada em mais de 200,000 dólares, porque a única maneira de saber essa informação era pagando esse valor para subir o "OT level".
A história da cientologia parece pior que uma história rápida pedida ao ChatGPT.
É um esquema de escala mundial
"Operation Snow White"
OSA que tem o trabalho de investigar e tentar calar qualquer pessoa que considerem inimiga da cientologia,
Mark Ebner, um jornalista que estudou durante décadas esta "religião"
A estimativa de 2023 é existem ainda 10,000 cientologistas, que são 10,000 cientologistas a mais do que deviam de existir.
Comments