top of page

A Galinha veio primeiro!

  • Foto do escritor: Pedro Paupério
    Pedro Paupério
  • 31 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

A famosa questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, finalmente foi respondida.

Num artigo publicado pela revista científica Nature no dia 12 de junho de 2023 intitulado “Extended embryo retention and viviparity in

the first amniotes”


Novas pesquisas conseguiram chegar a conclusão de que os primeiros ancestrais dos pássaros e répteis modernos deram à luz filhotes vivos, em vez de botar ovos. Assim: a galinha veio primeiro!






A ciência encontrou a resposta ao constatar que os primeiros ancestrais das aves e répteis podem ter dado à luz filhos vivos, o que significa que a galinha veio primeiro.

Segundo um estudo com base em 51 espécies fósseis e 29 vivas da empresa alemã de radiodifusão, Deutsche Welle, empresa alemã de radiodifusão, os amnióticos têm uma capacidade de reprodução flexível: retenção prolongada do embrião e viviparidade (havendo um desenvolvimento dentro do ventre da mãe).


Um estudo publicado na revista científica Nature Ecology & Evolution, revela que os primeiros ancestrais das aves e dos répteis modernos podem ter dado à luz filhotes vivos, contrariando a resposta padrão da maioria das pessoas: o ovo.


Os cientistas solucionaram a famosa pegadinha que questiona quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Um artigo publicado na revista Nature aponta que foi a galinha. Escrito por Michael Benton, professor de palentobiologia na Universidade de Bristol, o texto esclarece que, ao contrário do que cientistas renomados, como Alfred Sherwood Romer, acreditaram durante muitas décadas, o ovo de casca dura não foi uma evolução-chave para que espécies dominantes, como mamíferos, se espalhassem pela terra, já que muitos de seus antepassados espécies evoluíram de seres vivíparos.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Estourar no Marketing

Se há algo mais icónico do que o próprio filme, é o som das pipocas a estourar antes da sessão começar. Mas a verdadeira questão não é...

 
 
 
Desinformação Popular

Há duas certezas na vida: a morte e a quantidade absurda de mitos que as pessoas insistem em acreditar. Sim, estou a falar daqueles...

 
 
 

Comments


© 2025 por Pedro Paupério

bottom of page